Candidaturas a Cursos de Licenciatura - Mudança de Par Instituição/Curso, Reingresso e Mudança de Regime
Os concursos de mudança de par instituição/curso e reingresso destinam-se a candidatos que:
- Frequentem ou tenham frequentado o ensino superior e que pretendam inscrever-se, numa das Escolas do IPS, em curso igual ou diferente daquele em que praticaram a última inscrição – MUDANÇA DE CURSO;
- Frequentem, tenham frequentado ou sejam titulares de um curso superior estrangeiro e que pretendam inscrever-se, numa das Escolas do IPS, em curso diferente – MUDANÇA DE CURSO;
- Retomar os estudos, no mesmo curso e na mesma Escola do IPS - REINGRESSO;
- Mudar de regime no mesmo curso e na mesma Escola do IPS que se encontravam inscritos no ano letivo anterior - MUDANÇA DE REGIME.
Aos estudantes internacionais que acedam pelo contingente de MUDANÇA DE CURSO será aplicada a propina de estudante internacional (
ver Propina).
Informação a fornecer pelo candidato
Dados pessoais
- Nome completo
- Número e tipo de documento de identificação
- Data de nascimento
- Nacionalidade
- Rua (Residência permanente)
- Código postal (Residência permanente)
- Contacto Telefónico
- E-mail
- Número de Contribuinte
Documentos digitalizados
Para proceder à inscrição, o candidato deverá submeter cópias digitais (PDF ou DOC) dos documentos abaixo listados, em ficheiros autónomos, devidamente preenchidos (a dimensão total do conjunto dos documentos não pode exceder os 5 MB).
Documentos a Submeter nas Candidaturas para Mudança de Par Instituição/Curso
Documentos a Submeter nas Candidaturas a Reingresso
- Cópia do Documento de Identificação (BI / Cartão de Cidadão / Título de Residência / Passaporte / Autorização de Residência permanente);
- Cópia do cartão de contribuinte. Se não aplicável, submeta a Declaração de Não Entrega de Documento preenchida;
- Certidão de aproveitamento escolar, do curso de origem, com discriminação das datas de aprovação ou prints da Ficha de Aluno;
- Minuta de Pagamento por Empresa. Se não aplicável, submeta a Declaração de Não Entrega de Documento preenchida.
Documentos a Submeter nas Candidaturas a Mudança de Regime
- Cópia do Documento de Identificação (BI / Cartão de Cidadão / Título de Residência / Passaporte / Autorização de Residência permanente);
- Cópia do cartão de contribuinte. Se não aplicável, submeta a Declaração de Não Entrega de Documento preenchida;
- Certidão de aproveitamento escolar, do curso de origem, com discriminação das datas de aprovação ou prints da Ficha de Aluno;
- Minuta de Pagamento por Empresa. Se não aplicável, submeta a Declaração de Não Entrega de Documento preenchida.
Em caso de dificuldade na obtenção de digitalizações que obedeçam aos limites impostos, dirija-se à Divisão Académica.
Lembre-se que, após submeter a sua candidatura, não poderá adicionar mais qualquer outra informação ao seu processo, nem enviá-la por correio eletrónico. Assegure-se, por isso, de que submete todos os documentos exigidos.
Prazos
Emolumentos
- Por cada candidatura está associado um emolumento de: 50€
- Após a submissão da candidatura, irá receber uma mensagem eletrónica (para o endereço que forneceu) contendo os dados da referência multibanco que possibilitarão o pagamento.
- O talão de multibanco serve de comprovativo de candidatura.
- Alerta-se que, em caso de desistência ou de não cumprimento dos requisitos, os emolumentos não serão devolvidos.
Para informações adicionais
Consulte a página de informações sobre Candidaturas a Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso
Ou contacte a Divisão Académica do IPS
Email: divisao.academica@ips.pt
Acesso
A apresentação da candidatura é feita em duas fases:
Registo:
clique aqui
Candidatura: